top of page

O que é dor? Como tratá-la ?



Dor é um termo geral que descreve sensações desconfortáveis ​​no corpo. Ela decorre da ativação do sistema nervoso.


A dor pode variar de irritante a debilitante. Pode ser descrito de inúmeras formas: dor de aperto, queimação, agulhada, etc.


A dor pode ser consistente, pode começar e parar com frequência ou pode ocorrer apenas em algumas condições. Pode ser agudo, desenvolver-se repentinamente e durar um curto período de tempo. Ou pode ser crônico, com sensações contínuas que duram ou retornam repetidamente ao longo de vários meses ou anos.


A dor pode ser localizada, afetando uma parte específica do corpo. Ou pode ser generalizado, como as dores gerais do corpo associadas à gripe.


As pessoas respondem à dor de maneira diferente. Algumas pessoas têm alta tolerância à dor, enquanto outras têm baixa tolerância. A dor é altamente subjetiva !!


A dor nos permite saber quando algo está errado e nos dá dicas sobre a causa. Algumas dores são fáceis de diagnosticar e podem ser tratadas em casa. Outros tipos de dor são sinais de problemas de saúde graves que requerem atenção médica para serem tratados.


Como a dor é diagnosticada?

Se você procurar atendimento médico para a sua dor, o seu profissional de saúde fará primeiro um exame físico e fará algumas perguntas. Esteja preparado para descrever a dor especificamente, incluindo quando ela começou, quando é mais intensa e se é leve, moderada ou intensa.


Seu médico também pode perguntar a você:


como a dor afeta sua vida

se você tiver outros sintomas

se há gatilhos que fazem a dor piorar

se você tiver algum problema de saúde diagnosticado

se você teve alguma lesão ou doença recente

se você mudou recentemente sua dieta ou rotina de exercícios

se você está tomando medicamentos ou suplementos

Dependendo de seus sintomas e histórico médico, seu médico pode solicitar um ou mais dos seguintes testes para verificar as possíveis causas de sua dor:


-exames de sangue, exames de urina, exames de fezes ou exames de fluido espinhal para verificar se há sinais de infecção ou outras doenças

-raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom para verificar se há sinais de danos em seus músculos, ligamentos, tendões, ossos, nervos ou órgãos internos

-biópsia para coletar uma amostra de tecido para análise

-testes de função nervosa para avaliar como seus nervos estão funcionando

-testes psicológicos para verificar condições como depressão

-se eles não encontrarem nenhum sinal de dano subjacente que possa estar causando a dor, você pode ter uma síndrome de dor funcional. Essas síndromes são diagnosticadas com base nos sintomas, depois que outras causas potenciais são excluídas.


Como a dor é tratada?


O tratamento para a dor depende do problema ou lesão que a está causando. A dor aguda geralmente passa assim que a causa é tratada ou resolvida. A dor crônica pode ser mais difícil de controlar, especialmente se for uma dor funcional que resulta de uma causa desconhecida.


Se você sentir dor causada por uma lesão, ela pode sarar naturalmente com o tempo ou você pode precisar de medicação, cirurgia ou outro atendimento médico. Se a sua dor for causada por uma infecção, ela pode desaparecer sozinha ou você pode precisar de medicamentos ou outros tratamentos.


Se você tem uma condição crônica de saúde, como artrite, câncer ou enxaqueca crônica, seu médico pode prescrever medicamentos, cirurgia ou outras terapias para ajudar a tratá-la.


Não espere para procurar ajuda. O tratamento precoce ajuda muito na solução das dores.

Espero que o texto seja útil pra quem sofre com dor.

Não deixe de procurar um auxílio médico.


Um Abraço


Dr. Lucas Maia

CRM 135.357/SP

Ortopedista (Ombro e Cotovelo) Clínica Pólus




21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page